online site builder

17 de junho

Dia Mundial de Combate à Desertificação

"O Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação é celebrado anualmente no dia 17 de junho, desde 1995, o ano em que o dia foi proclamado pelas Nações Unidas. Neste dia pretende-se promover a sensibilização pública relativas à cooperação internacional no combate à desertificação e os efeitos da seca."

fonte: lproweb

No dia 17 de junho comemoramos o Dia Mundial de Combate à desertificação e à Seca, data escolhida pela Assembléia-Geral da ONU em 1994. Foi nessa data também, que a Convenção sobre a Luta contra a Desertificação foi aprovada. Por esses e por outros motivos, essa é a data oportuna para promovermos a sensibilização da opinião publica sobre a necessidade de fomentar a cooperação internacional no combate à desertificação e aos efeitos da seca.

Desertificação é a perda da capacidade de renovação biológica das zonas áridas, semiáridas e subúmidas. Este é um dos processos que mais seriamente ameaçam a humanidade, caracterizando um problema mundial que atinge, pelo menos, um quinto da população do planeta ao longo de mais de cem paises, causando imensas repercussões.

De acordo com as tendências atuais, e se não tomarmos nenhuma atitude a respeito, em 2020, cerca de 60 milhões de pessoas terão partido das zonas da África subsaariana para o norte da África e para a Europa. Em termos mundiais, 135 milhões de indivíduos correm o risco de ter de se deslocar de sua zona de origem para outra em melhores condições.

A proteção e a regeneração das zonas áridas permitem diversos avanços: a segurança alimentar é reforçada; possibilita uma luta efetiva contra as alterações climáticas; além de ajudar as pessoas que vivem nessas zonas a tomar o seu futuro nas mãos. Com isso, aceleramos os progressos no sentido de cumprir os objetivos de desenvolvimento mundial. Neste Dia, reafirmemos a nossa determinação de combater a desertificação e a degradação dos solos e de atenuar os efeitos da seca e reconheçamos que cuidar dos nossos solos significa cuidar de toda a vida na Terra. 

Inverno x Energia fotovoltaica

Por que comprar painel solar no Inverno é uma boa ideia?

As placas solares funcionam através da luz e não do calor, independente do frio que esteja fazendo. Na verdade as placas solares funcionam melhor em temperaturas mais frescas do que em temperaturas quentes. Isso porque pelas, na sua maioria, são feitos de silício (o mesmo material usado em chips de computador) e este material é um semicondutor e todo semicondutor perde eficiência com o calor. 

Mesmo em dias nublados, os painéis solares produzem energia elétrica. Contando que haja luz, seu sistema irá convertê-la em energia renovável. Como no inverno os dias costumam ser mais curtos, e o sol em sua posição mais baixa, as placas não produzem tanta energia no inverno quanto nos longos dias de verão com o sol forte.

Outro fator que influencia na produção de energia que é afetado pelas estações do ano é a posição do sol no céu. Para sistemas fotovoltaicos normalmente o melhor ângulo para se instalar uma placa solar é na direção Norte. Em um dia de inverno a posição no sol esta "mais baixa no céu" e o dia possui menos horas de sol assim. Como o angulo do sol pode não estar na posição ideal e a quantidade de horas de sol é reduzida, no inverno embora a temperatura seja ideal para o painel solar a produção de energia normalmente é menor. 

Da mesma forma que a demanda por ar-condicionado aumento no verão a mesma coisa acontece com o painel solar por razões simples: No verão o calor é forte, as pessoas usam mais ar-condicionado e a conta de luz aumenta! Com menos demanda por painéis solares durante o inverno, este é o melhor momento para comprar o seu gerador de energia solar. 

fonte: mmsolar.com.br

Endereço

Pelotas
SHOWROOM
Av. Adolfo Fetter, 912
Recanto de Portugal, Pelotas
RS, 96083-000
Seg - Sex: 8:30-12:00 e 13:30-18:00
Sáb: 9:00-13:00

Rio Grande
OCEANTEC
Parque Tecnológico FURG
Av. Itália, Km 8
RS, 96203-900

Contato

Telefone(s)
Pelotas: (53) 3342-0999
Rio Grande: (53) 3342-9099

Email
contato@inoveenergias.com.br

facebook | Instagram | Youtube