ONS publica documento que consolida informações sobre o apagão

Relatório com as primeiras indicações foi apresentado ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico. Documento traz avaliação técnica sobre os eventos ocorridos em 15 de agosto no Sistema Interligado Nacional

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgou a ordem cronológica dos eventos que ocasionaram o apagão desta semana.

Segundo o Operador, a ocorrência no SIN (Sistema Interligado Nacional) iniciou às 8h30 de terça-feira (15), com a interrupção de cerca de 19 mil MW, do total de 73 mil MW que estavam sendo atendidos no momento, representando aproximadamente 27% da carga total daquela hora.

O evento provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul, Sudeste/Centro-Oeste, com abertura das interligações entre essas regiões, afetando 25 estados e o Distrito Federal.

Ainda de acordo com o ONS, considerando as regiões geográficas do país, foram suspensas as cargas da região Norte (5,4 mil MW), parte da região Nordeste (7 mil MW – 56%) e houve cortes controlados de carga (ERAC – Esquema Regional de Alívio de Carga) em parte dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul (6,4 mil MW).

Crédito: ONS/Reprodução

O ONS apontou que a recomposição das cargas foi iniciada em todas as regiões nos primeiros minutos após a ocorrência, sendo que às 9h05 as cargas da região Sul já estavam normalizadas.

Já as cargas das regiões Sudeste/Centro-Oeste foram restabelecidas às 9h33 e às 13h34 todo o sistema de operação sob coordenação do ONS estava restaurado. Ainda segundo o ONS, às 14h49 todas as cargas interrompidas estavam normalizadas pelas distribuidoras.

O Operador divulgou um infográfico para explicar a ocorrência, confira detalhes abaixo.

Fonte: Canal Solar