BNDES e GFANZ vão mobilizar capital para investir em descarbonização no Brasil

Energias renováveis e biocombustíveis estão na lista de projetos que podem receber investimento internacional. Imagem: Pixabay

BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a GFANZ (Glasgow Financial Alliance for Net Zero) se uniram para mobilizar capital do banco com recursos privados para investir em tecnologias de descarbonização da economia brasileira, como energias renováveis e biocombustíveis.

O acordo foi anunciado na segunda-feira (26) e será assinado durante as reuniões prévias da Trilha de Finanças do G20, pelo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e pelo copresidente da GFANZ e enviado especial da ONU para Ação Climática e Finanças, Mark Carney.

GFAZN reúne 675 instituições financeiras em 50 países com objetivo de contribuir para o atingimento da meta de emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050.

A parceria vai identificar os principais projetos brasileiros que podem receber esse financiamento. “Estamos estudando novas possibilidades de acelerar a reindustrialização verde do Brasil e a parceria com GFANZ pode ajudar ainda mais o país a atrair investimentos internacionais”, avalia Mercadante.

Segundo Carney, “o compromisso histórico do Brasil e sua atuação de destaque em inovação fizeram do país um líder global em clima. A renovação de suas ambições cria uma oportunidade única de acelerar um crescimento inclusivo, forte e sustentável. A plataforma irá apoiar os dados, planejamento e investimento que essa transição ambiciosa e fundamental necessita”.

Fonte: Canal Solar