País totaliza mais de 16 mil pontos públicos e semipúblicos de carregamento para veículos eletrificados
O Brasil tem 16.880 pontos públicos e semipúblicos de carregamento de veículos elétricos, segundo a última atualização concluída em agosto pela Tupi Mobilidade, em parceria com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O destaque são os carregadores rápidos, que cresceram 59% em seis meses.
Na comparação com o levantamento anterior, de fevereiro, houve um crescimento de 14% na rede total de infraestrutura de recarga pública e semipública do país. Considerando que a frota de veículos elétricos plug-in no Brasil (BEV e PHEV) totalizou 302.225 unidades, chega-se a uma relação de 18 veículos por eletroposto.
Desse total:
- 44,5% (134.592 veículos) são 100% elétricos (BEV) e dependem totalmente dos carregadores.
- 55,5% (167.633) são híbridos plug-in (PHEV) e têm dependência parcial da infraestrutura de recarga, pois também operam com motor a combustão.
Investimentos
Dos 16.880 eletropostos existentes até agosto, 77% oferecem carga lenta, enquanto 23% são carregadores rápidos. Os números dos últimos seis meses indicam que o crescimento dos carregadores rápidos superou o dos carregadores lentos.
“Esse avanço confirma uma tendência esperada: a queda de custos dos equipamentos e a crescente demanda dos usuários por recargas de longa distância levaram os operadores a priorizarem investimentos em carregadores rápidos. Em poucos anos, o que era considerado um gargalo passou a ser o vetor de maior expansão”, disse o diretor de Comunicação da ABVE e fundador da Tupi Mobilidade, Davi Bertoncello.
Atualmente, 1.499 municípios brasileiros contam com eletropostos públicos e semi-públicos. Na comparação com fevereiro de 2025, houve um crescimento de 10% na disponibilidade de infraestrutura.
 Entre em contato com a Inove Energias Renováveis hoje mesmo e veja como podemos ajudar você a virar o jogo e gerar sua própria energia.
Fale com a gente pelo WhatsApp: wa.me/555333420999
Ou simule seu sistema, em segundos, com a nossa calculadora solar: Acesse nesse link
O futuro é mais sustentável e econômico com energia solar! Vamos começar juntos essa mudança?
 
								





