A energia gerada pelas fontes eólica e solar respondeu por 23,7% da produção total de eletricidade do Brasil em 2024, quase um quarto da nossa energia vinda direto da natureza, limpa, renovável e cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Os dados são do BEN (Balanço Energético Nacional) de 2025, publicado pelo MME (Ministério de Minas e Energia) e pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética).
Segundo o balanço, a geração eólica teve avanço de 12,4%, a solar aumentou 39,6% e o gás natural +23,9%. Tais aumentos provocaram a queda de 1% de participação da fonte hidráulica na matriz elétrica brasileira. Ao todo, a oferta interna de energia elétrica atingiu a marca de 762,9 TWh no ano, um aumento de 5,5% em relação a 2023.
A publicação destaca que, em 2024, a participação das fontes renováveis foi de até 88,2%, significativamente superior à média mundial e da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Ainda de acordo com a publicação, desde 2004, a participação das fontes renováveis permanece acima dos 70%, o que consolida o Brasil como referência global em geração de eletricidade sustentável.
Entre em contato com a Inove Energias Renováveis hoje mesmo e veja como podemos ajudar você a virar o jogo e gerar sua própria energia.
Fale com a gente pelo WhatsApp: wa.me/555333420999
Ou simule seu sistema, em segundos, com a nossa calculadora solar: Acesse nesse link
O futuro é mais sustentável e econômico com energia solar! Vamos começar juntos essa mudança?