A produção de energia solar das usinas fotovoltaicas conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) cresceu 9,5% na primeira quinzena de setembro, para 3.881 megawatts médios (MWmed), ante 3.544 MWmed no mesmo período de 2024, mostra análise preliminar da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Conforme o levantamento, também houve incremento por parte das usinas térmicas, com avanço de 5,5%. Já as hidrelétricas e as eólicas apresentaram queda de 7,7% e 6,2%, respectivamente, durante a quinzena. No total, a geração de energia no SIN registrou 69.966 MW médios, redução de 5% em relação ao igual período anterior.
Ainda de acordo com a análise da CCEE, a primeira quinzena do mês de setembro registrou queda de 5,7%, com o Ambiente de Contratação Regulado (ACR) regredindo 4,7% e o Ambiente de Contratação Livre (ACL) caindo 7,0%.
Na análise regional, os estados do Rio de Janeiro (-17,8%) e Espírito Santo (-14,6%) apresentaram as maiores quedas, enquanto Maranhão (7,1%) e Ceará (3,1%) as maiores altas. Entre os ramos de atividade a tendência foi de queda, com serviços (-12,8%) e telecomunicações (-11,4%) registrando as maiores quedas, e têxteis (1,4%) apresentando alta.
Entre em contato com a Inove Energias Renováveis hoje mesmo e veja como podemos ajudar você a virar o jogo e gerar sua própria energia.
Fale com a gente pelo WhatsApp: wa.me/555333420999
Ou simule seu sistema, em segundos, com a nossa calculadora solar: Acesse nesse link
O futuro é mais sustentável e econômico com energia solar! Vamos começar juntos essa mudança?