Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
O Brasil registrou a adesão de mais de 217 mil empresas ao uso de energia solar. Mostra mapeamento da TTS Energia, empresa de engenharia e construção de usinas solares no Brasil, elaborado com base em balanços oficiais da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Entre janeiro e outubro, foram adicionados cerca de 2 GW de capacidade instalada na geração solar distribuída destinados a estabelecimentos comerciais, de serviços e indústrias.
De acordo com o levantamento, os investimentos corporativos em pequenas usinas solares representam mais de R$ 9 bilhões, num total de 56 mil novas instalações em telhados, coberturas e em solo, espalhadas por mais de 4,3 mil municípios brasileiros.
Entre os cinco estados com maior volume de adesão de empresas à tecnologia fotovoltaica em 2025, destacam-se Minas Gerais, com 102 mil novas companhias e 334 megawatts (MW) de nova potência adicionada, e São Paulo, com 32 mil estabelecimentos e 277 MW instalados.
Na sequência, aparece o estado do Paraná, com 21 mil adesões empresariais e 194 MW adicionados, seguido por Mato Grosso, com 15,4 mil companhias e 206 MW, e Bahia, com 7 mil empresas e 63 MW.
Projetos
Neste ano, a própria TTS Energia instalou usinas solares de portes variados para atender empresas de diversos ramos de atividade. Entre os projetos desenvolvidos, destacam-se o empreendimento com 130 módulos fotovoltaicos na cobertura do centro de operações da Aggreko, fornecedora de soluções e equipamentos de energia, localizada na cidade de Jaguariúna, interior do estado de São Paulo, que conta com 79,3 kilowatts-pico (kWp) de capacidade.
Outro projeto concluído foi o primeiro centro tecnológico da Henkel na América Latina. A iniciativa, realizada em parceria com a Athié Wohnrath, especializada em construções sustentáveis, contemplou a instalação de mais de 580 módulos fotovoltaicos, divididos em duas miniusinas: uma instalada na laje do edifício e outra sobre a cobertura do estacionamento (carport). Juntas, as estruturas terão uma potência instalada de aproximadamente 360 kWp.
“A energia solar deixou de ser apenas uma alternativa sustentável e passou a representar uma oportunidade concreta de modernização operacional, redução de custos e fortalecimento da governança ambiental”, comentou o CEO da TTS Energia, Jacques Hulshof.
“As companhias que investem em geração solar ampliam sua autonomia, ganham previsibilidade financeira e reforçam compromissos que hoje são determinantes para sua reputação e competitividade”, conclui.
Entre em contato com a Inove Energias Renováveis hoje mesmo e veja como podemos ajudar você a virar o jogo e gerar sua própria energia.
Fale com a gente pelo WhatsApp: wa.me/555333420999
Ou simule seu sistema, em segundos, com a nossa calculadora solar: Acesse nesse link
O futuro é mais sustentável e econômico com energia solar! Vamos começar juntos essa mudança?





