Energia solar fotovoltaica cresceu mais de 78% no Brasil em 2022, aponta MME

Levantamento mostra avanço das renováveis na matriz elétrica no País no ano passado.

O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou na última terça-feira (14/03) o Boletim Mensal de Energia referente a dezembro de 2022. O estudo mostrou que a energia solar fotovoltaica cresceu mais de 78% no período, ante o ano anterior, e que a eólica teve um avanço de mais de 12%. Para a energia hidráulica o aumento foi cerca de 16%.

O boletim apontou uma grande queda na geração térmica a carvão mineral e a gás natural no ano, de mais de 50% em ambas. Com isso, os dados indicaram que houve um importante avanço no índice de renovabilidade das matrizes do país. Quando considerada apenas a geração centralizada, a renovabilidade pode alcançar mais de 90%.

Na renovabilidade da matriz energética, o boletim estimou um aumento de 3 pontos percentuais (p.p), indo de 44,7% em 2021 para 47,7% em 2022, enquanto na matriz elétrica, a participação tem a projeção de atingir mais de 87%. Em 2021, esse percentual era de 78,1%.

Sobre o Consumo Final de Energia, estima-se um crescimento de 2,6%. Já para a oferta Interna de Energia Elétrica, a expectativa é de um crescimento de cerca de 3%.

Fonte: Portal Solar